Muitos pacientes chegam à clínica com a ideia de que após realizar os implantes, os cuidados não precisarão ser os mesmos do que com um dente natural. ERRADO! Após o implante, os cuidados e a higienização adequada são tão, ou mais, importantes.
Embora os implantes não estejam sujeitos a cáries como os nossos dentes naturais, eles podem desenvolver inflamações da gengiva, e até mesmo infecções e perda óssea se não forem cuidados de forma adequada levando, além de outros problemas, a perda do implante.
Com a manutenção e saúde bucal em dia, garantimos a duração e os resultados do implante e da reabilitação.
Os implantes têm grande durabilidade dependendo da sua localização e da colaboração do paciente em fazer uma boa higiene bucal e de suas visitas regulares ao dentista.
Como cuidar dos implantes?
Higiene Oral
Escovar e passar o fio dental rotineiramente é necessário. Outros tipos de ferramentas como as escovas interdentais e irrigadores orais podem ajudar a manter uma correta limpeza.
Check Ups Odontológicos
O seus “dentes novos” vão requerer check ups periódicos no dentista para garantir a saúde das gengivas e dos ossos. Isso também requer raios-x periodicamente para avaliar o nível ósseo em volta dos implantes. As restaurações dentais fixadas aos implantes também requerem check ups periódicos pelo seu dentista para garantir que estão seguras e funcionando perfeitamente. Não é rara a ocasião onde os parafusos que fixam sua restauração aos implantes ou pilares de fixação se tornam um pouco soltos. O reparo exige apenas que os mesmos sejam removidos, limpos e recolocados com parafusos novos ou com os mesmos parafusos mais apertados.
Apesar de serem complicações pequenas, as mesmas não devem ser ignoradas. Permitir que a restauração continue no lugar quando não está adequadamente fixada ao implante poderá causar problemas mais significativos.
Fontes:
Dr. Milton Raposo Jr
http://www.osseo.org/healingAndCare_pg.html